Trabalhar o conceito e as manifestações da literatura tornou-se uma atividade cada vez mais recorrente no meio acadêmico, em toda escola, mediante o processo de ensino aprendizagem. É possível afirmar, por exemplo, que a literatura é, no ambiente de ensino, um processo estável que sustenta habilidades específicas responsáveis pelo âmbito de transformação e construção do imaginário. Isso quer dizer que, a literatura como sendo uma arte, e essa arte, também chamada e reconhecida como a arte da palavra, a arte de transmitir por meio da linguagem ideias e sentimentos do mundo que nos cerca. Usando vivências do cotidiano ou a ficção, assim o escritor deixa fluir sua imaginação e oferece aos amantes da leitura a recriação da realidade.

A literatura conduz o leitor ao prazer, toca sua sensibilidade e mexe com seu mundo imaginário. Através da literatura, seja ela romântica ou não, convida-se o leitor a uma viagem pelo mundo fictício, um mundo que está além de nossa imaginação e de nossos sonhos, muito longe de tudo o que podemos sentir, tocar, aspirar e almejar. Enfim, literatura é muito mais do que qualquer conceito abstrato, qualquer definição centrada numa particularidade humana e muito mais do que qualquer materialidade absurda.

Em outros termos, literatura está muito além de tudo o que a materialidade, sujeita ao homem, pode definir. Como sendo uma arte, e utilizando-se das palavras, como matéria-prima, a literatura almeja sempre em novos contextos, novos sentidos e percepções diante os olhos e olhares humanos. Sendo os homens seus leitores assíduos ou não, a contextualização histórica e social torna a atividade de leitura uma prática reflexiva, vale ressaltar, para aqueles que no íntimo pessoal, conseguem administrar toda uma serenidade, alcançam um discernimento e uma paz interior muito grande. Enganam-se os leitores amantes que crêem no término da arte da palavra quando se encerra a atividade de leitura de uma obra qualquer ou mesmo que seja uma clássica. A literatura vai além das meras páginas de um livro, atinge muito mais o intelecto humano, está entre o conhecimento e a sabedoria, afinal de contas, encaixa-se em meio à apresentação e as considerações finais do próprio autor sobre a obra. Diga-se de passagem, o horizonte histórico se apaga como as luzes de um palco após o espetáculo. Afirma-se neste momento que a literatura enquanto arte sobrevive a quaisquer condições á ela inserida. Já a realidade em que se encontra a contextualização da atividade humana, enquanto, a prática da leitura submerge-se a um instantâneo e finito ponto onde não há um equilíbrio para que haja sustentação social desta arte.

Na formação do homem, a literatura contribui para o desenvolvimento de habilidades que se encontram alojadas no interior de cada ser humano e que, aos poucos, ao longo de nossa caminhada, vão se revelando em forma de atitude, princípios e ações.

Como toda arte, a literatura recria a realidade, subvertendo-a, transfigurando-a, revelando o seu avesso. Por isso, todo artista pode ser considerado um clone de Deus, pois imprime ao real um caráter ético e um sabor estético, superando a linguagem usual e refletindo, de modo surpreendente, a imaginação criadora.
Sem literatura corremos o risco de resvalarmos para a mesquinhez dos jargões burocráticos, a farsa do economês que tudo explica e quase nada justifica, a monotonia estéril da linguagem televisiva, a banalidade dos discursos políticos, condenando-nos à visão estreita e à pobreza de espírito despida de qualquer bem-aventurança.

         Se uma das funções da literatura é a representação do real, esta representação, no entanto, é feita de um modo especial, uma vez que o real não pode ser plenamente representado em um plano unidimensional por ter uma natureza distinta, pluridimensional. Assim, Barthes diz que “a literatura é utópica, pois permite a criação de novas realidades, conferindo às palavras uma verdadeira heteronímia das coisas.” Essa heteronímia pode ser melhor entendida quando se pensa  que esta linguagem, como já dito anteriormente, é livre para conferir novos significados às palavras. Ela joga com os signos ao invés de reduzi-los a um universo já determinado.

A arte e, portanto, a literatura, é uma transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem, que propõe um tipo arbitrário de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos.

“Salvemos a literatura, para que possamos salvar o mundo, da hipocrisia, da ignorância e principalmente da cegues. É necessário enxergarmos além do que alcançam os nossos olhos. Nada és. Tudo depende de quem vê.

Salvemos a literatura, para que possamos salvar a humanidade.

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