Proposta Pedagógica

O Colégio Nossa Senhora das Dores é um espaço colaborativo de construção de conhecimentos e aprendizagem mediada pelos valores de solidariedade, justiça, amor, fraternidade, humanização, acolhida, excelência, respeito, ética, família, participação, conhecimento, transparência, multiculturalidade e respeito ao meio ambiente.
As estratégias utilizadas são apropriadas para promover a reflexão crítica e construção de conhecimentos significativos no processo educacional.  

Formação Religiosa e Pastoral

A ação pastoral da Igreja deseja contemplar todas as dimensões da vida eclesial. A pastoral educativa realizada no Colégio Nossa Senhora das Dores é organizada de forma a atender essas dimensões, razão pela qual funda-se na dimensão evangelizadora da fé cristã, anunciando a boa notícia de Jesus, atenta aos sinais de nosso tempo. A organização da Catequese e de outras iniciativas pastorais, no interior de uma Escola Católica fundamenta-se na participação que a instituição de educação católica tem na missão evangelizadora da Igreja. A prática da catequese dá mais um passo no processo de evangelização e permite o aprofundamento no conhecimento, na vivência e a experiência do sacramento próprios da fé cristã. Também as demais iniciativas, como os grupos de pastoral para adolescentes e jovens, atividades missionárias e de promoção humana alinham-se a esse mesmo objetivo. Nesse sentido, ao oferecer espaços de vivência e amadurecimento da fé às famílias e aos alunos que fazem uma opção livre e consciente pelo Deus de Jesus Cristo, o Colégio Nossa Senhora das Dores cumpre fielmente a sua participação na missão de evangelizar.

O Ensino da Religião na Escola Católica

O ensino da religião na escola católica se inscreve no todo de seu projeto educativo. De fato, “o caráter próprio e a profunda razão de ser das escolas católicas, aquilo por que os pais católicos as devem preferir, é precisamente a qualidade de o ensino religioso ser integrado na educação dos alunos”.
Nas escolas católicas também deve ser respeitada, como noutros lugares, a liberdade religiosa dos alunos não católicos e dos seus pais. Evidentemente, isso não impede o direito-dever da Igreja “de ensinar e testemunhar publicamente, por palavra e por escrito a sua fé”, tendo em conta que “na difusão da fé religiosa e na introdução de novas práticas, deve sempre evitar-se todo o modo de agir que tenha vistos de coação, persuasão desonesta ou simplesmente menos leal”. Essa convicção é “católica”, no sentido mais amplo da convicção “universal” da Igreja: a capacidade de receber a todos, em atitude de franco diálogo e fraterna compreensão. Isso não está distante das exigências curriculares do Ensino Religioso, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, já homologada para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Abordado a partir dos métodos da Ciência da Religião, o Ensino Religioso passa a distinguir-se da catequese, respeitando as identidades religiosas, num tempo de crescente valorização da pluralidade.
Desse modo, o CNSD respeita a liberdade religiosa da família. A pastoral educativa se abre como lugar de vivência e confissão da fé, enquanto o Ensino Religioso é trabalhado em perspectiva de diálogo e de respeito.