PROGRAMA BILÍNGUE

O que é?

As vantagens da comunicação em duas línguas estão em evidência no Brasil e atualmente, tem ocupado um grande lugar na realidade educacional. Por esse motivo, é possível encontrar no mercado, diversos programas e materiais didáticos à escolha das famílias e estudantes.
 
No CNSD, o Programa Bilíngue iniciou em 2019 no segmento da Educação Infantil e em 2020, no Ensino Fundamental I e agora caminha para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Nessa modalidade de ensino, todos os estudantes matriculados no colégio têm a Língua Inglesa com cinco horas/aula semanais em seu currículo escolar.
 
Torna-se possível e visível perceber o desenvolvimento dos estudantes em níveis de fala, escrita e interpretação de textos diversos, pois entendemos o aprendizado de uma língua adicional como uma ferramenta poderosa, que permite ao educando ampliar a visão de mundo, a memória, aumentar a disposição para aprender e se comunicar no mundo. Mesmo em tempos pandêmicos e aulas remotas, durante o ano de 2020, os estudantes tiveram um extenso contato com a Língua Inglesa em aulas síncronas e assíncronas por meio de jogos, músicas, historinhas divertidas, desenhos e trabalhos manuais.
 
Isso quer dizer que o método adotado no CNSD se preocupa com o desenvolvimento de habilidades e competências de maneira interdisciplinar e transdisciplinar, caminhando sempre para uma educação globalizada.
 
Dessa forma, todos estão sendo preparados para falar, escrever, ler e se comunicar com clareza e segurança em diversos lugares por onde passarem. Esse aprendizado os acompanhará no futuro, pois trata-se de ensinar a adquirir uma língua adicional por meios naturais, ouvindo mais do que escrevendo, falando mais do que lendo e comunicando por diversos meios.
 
Os resultados são notáveis, esplêndidos e as crianças gostam de aprender inglês e se sentem envolvidas nesse processo e parte dele, além de facilmente contextualizar palavras, falar sobre sentidos de textos diversos e ler imagens.
 
Em 2018 iniciamos os estudos sobre Programa Bilíngue, pesquisas sobre métodos e maior entendimento sobre o assunto e em 2021, as turmas que estão indo para o sexto ano farão o teste de Cambridge, além de continuarem com cinco horas/aula de inglês semanais para que possam desenvolver mais e mais não somente a língua adicional, mas a sua leitura de mundo e suas concepções e vivências com a realidade que a cercam.
 
A Educação Bilíngue no CNSD é uma educação integral que forma cidadãos com leitura de mundo, críticos com a realidade que os cerca, antenados com o mundo tecnológico e sensíveis às artes, música e poesia.
Venha ser Bilíngue no CNSD!
 

Prof. Patrícia Dias
Coordenadora de Idiomas

Notícias

Uma visita ilustre

No dia 19/08, os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I receberam uma ilustre visita: a professora doutora Elaine Gallagher. Uma das precursoras do

Outros Programas