HISTÓRIA DA FESTA JUNINA

A origem da Festa Junina, datada de um período que antecede à Idade Média, chegou ao Brasil por influência dos portugueses em meados do século XVI e é, ainda hoje, uma festividade carregada de tradições e celebrada anualmente por todo o país.

Inicialmente realizada em agradecimento pela fertilidade na colheita de cereais, essa celebração, com o tempo, passou a adotar um cunho religioso, em homenagem aos santos populares do mês de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro), fato que popularizou a comemoração como Festa de São João. Fruto das diversas influências culturais do Brasil, essa festividade possui, ainda, características de cada região do país, carregando expressões, costumes e tradições desses locais.

TRADIÇÕES DA REGIÃO SUDESTE

Embora tenha maior destaque no Nordeste brasileiro, a Festa Junina também está fortemente presente na cultura das demais regiões do país. As diferenças regionais se manifestam tanto por meio das comidas, quanto das danças e brincadeiras típicas. Por isso, trouxemos um pouco sobre as tradições dos 3 principais pilares da Festa Junina no Sudeste: as comidas típicas, as danças e as brincadeiras.

COMIDAS TÍPICAS

Dentre as comidas típicas da Festa Junina da Região Sudeste, destacam-se algumas como caldos, canjica, quentão, pipoca, doces de amendoim, arroz doce, espetinho de churrasco e maçã do amor, pratos que se relacionam com o clima frio e com a infância, aspectos presentes na festividade. Além disso, muitas das iguarias consumidas têm o milho, o amendoim ou a mandioca como ingrediente principal. E esse uso é fruto da adaptação dessa tradicional festa pelos povos nativos.

DANÇAS

A principal dança dessa festividade é a Quadrilha, todavia outros estilos também ocupam espaço nesse cenário. Dentre eles, podemos destacar as Danças Folclóricas, como o Boi Bumbá e o Maculelê; o Forró; e o Country, que também estiveram presentes na apresentação da Festa Junina do Colégio Nossa Senhora das Dores em 2022.

Quadrilha

A Quadrilha é a dança típica mais popular das festas juninas. Originado na Inglaterra, no século XIII, esse estilo, com o tempo, se popularizou pelo mundo. Chegou ao Brasil no século XVIII, por influência da corte real portuguesa e, apesar de inicialmente ser uma dança voltada à nobreza, posteriormente se inseriu na cultura popular e rural, passando a carregar um significado religioso.

Boi Bumbá

O Boi Bumbá, ou Bumba Meu Boi, é uma dança da Região Nordeste e de origem negra que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Apesar dessa importante conquista, o Bumba Meu Boi é estilo ainda sofre inúmeras perseguições racistas.

A origem dessa dança data do século XVIII, tendo um forte significado de resistência contra as explorações sofridas pelos colonizadores e os grandes criadores de gado.

Maculelê

OMaculelê é uma dança que tem sua origem na Bahia, no Nordeste do país e consiste na simulação de uma luta com bastões de madeira ao som de cânticos entoados. Especula-se que a dança folclórica chegou ao país durante o período colonial por meio dos escravos ou dos portugueses. Mantendo relação com as artes marciais e as danças de espadas, essa manifestação cultural não carrega traços religiosos, mas um sentido de resistência e luta.

Forró

Um misto de dança, música e festa, o forró surgiu em Pernambuco no final do século XIX. Esse ritmo, que agita as festas juninas por todo o país, é uma manifestação multicultural entre o Brasil e o continente africano. A origem do nome divide opiniões: enquanto para alguns ela vem do termo africano Forrobodó – que significa arrasta-pé –  para outros, ela deriva da expressão for all – que, em português significa, “para todos.”

Country

A dança se origina do ritmo musical Country, muito popular em alguns estados nos Estados Unidos da América. No Brasil, o Country é naturalmente associado ao sertanejo e, essa similaridade, facilitou sua popularização e sua inserção nas festas juninas brasileiras.

BRINCADEIRAS

Muito comum em festas juninas pelo Brasil, a Pescaria é, provavelmente, a brincadeira mais tradicional. Ela busca simular o ato de pesca por meio da tentativa de capturar peixes de papel afundados na areia, cada um contendo um brinde diferente.

Outra atração muito comum é o Correio Elegante, por onde é possível enviar uma mensagem romântica para outra pessoa de forma anônima.

Uma terceira atração, que sempre ocupa lugar nas comemorações juninas, é a Boca de Palhaço, uma forma de reinventar o clássico Tiro ao Alvo. Essa brincadeira consiste em acertar pelo menos uma bolinha dentro de um buraco localizado na altura da boca de um palhaço desenhado sobre uma placa.

E aí, você já conhecia todas essas tradições juninas?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

14 brincadeiras de festa junina muito populares. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-juninas/. Acesso em 08 de jul. 2022

ALVES, R. Festa junina: história das comidas típicas. Disponível em: https://emtodolugar.facha.edu.br/2021/07/04/festa-junina-origem-da-festividade-e-a-historia-das-comidas-tipicas/#:~:text=O%20curau%20%C3%A9%20prato%20t%C3%ADpico. Acesso em 8 jun. 2022.

Brincadeiras de Festa Junina – Sua Pesquisa. Disponível em https://www.suapesquisa.com/musicacultura/brincadeiras_festa_junina.htm. Acesso em 07 jun. 2022.

Bumba meu boi: lenda, origem, personagens – Mundo Educação. Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/amp/folclore/bumba-meu-boi.htm. Acesso em 8 jun. 2022.‌

Dança Country. Disponível em http://www.academiastilolivre.com.br/artigos/6005. Acesso em 08 jun. de 2022

DIANA, D. Quadrilha. Disponível em https://www.todamateria.com.br/quadrilha/.  Acesso em 8 jun. 2022.

Educação Física: MACULELÊ – Conexão Escola SME. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/maculele/. Acesso em 8 jun. 2022.

Festa junina: origem, comidas típicas e tradições. Disponível em https://www.concursosnobrasil.com.br/escola/cultura/festa-junina.html.  Acesso em 06 jun. 2022.

Forró: Do Nordeste para o Mundo. Disponível em https://www.sescrio.org.br/noticias/cultura/forro-do-nordeste-para-o-mundo/. Acesso em 8 jun. 2022.

Maculelê – Origens. Disponível em https://www.historia-brasil.com/bahia/maculele.htm. Acesso em 08 jun. de 2022.

Quadrilha: origem, dança, música e características. Disponível em https://www.todamateria.com.br/quadrilha/. Acesso em 08 jun. 2022.

Para todos: o forró é o ritmo oficial das festas de São João . Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/cultura/2013/06/para-todos-a-danca-das-festas-de-sao-joao#:~:text=Estilo%20musical%2C%20dan%C3%A7a%2C%20festa%2C,potiguar%20Luis%20da%20C%C3%A2mara%20Cascudo.  em 8 jun. 2022.

Tradição junina: saiba mais sobre a origem das comidas típicas. Disponível em https://portal.unit.br/blog/noticias/tradicao-junina-saiba-mais-sobre-a-origem-das-comidas-tipicas/. Acesso em 8 jun. 2022.

Deixe um comentário

Atenção! Todos os comentários serão previamente moderados pelo administrador antes de ser publicado oficialmente na página.

Mais em "Blog"