Por Patrícia do Carmo Miranda, Orientadora Educacional da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Unidade Floresta.
Durante a quarentena é importante lembrar para a criança, por meio de conversas diárias, que ela não está de férias, pois ela não possui a mesma noção de tempo que os adultos. O uso de rotinas concretas também é uma boa alternativa para que compreendam e contornem a ansiedade, dando a sensação de dever cumprido para ambas as partes.
As crianças, da 1ª infância (0 a 7 anos), adoram explorar o mundo por meio do corpo. Gostam de brincar ao ar livre com terra, areia, massinha, balançar na rede ou balanço, correr, cantar, dançar…
Também se divertem em espaços pequenos, transformando o lençol velho e as cadeiras da sala, numa linda cabana ou até mesmo numa capa de princesa ou super-herói, as vasilhas de plástico da cozinha e a bacia, num rio e num barco, os contos e as histórias clássicas contadas pelos familiares, em longas e divertidas viagens.
Incluir, na rotina dessas crianças, um tempinho para jogar jogos de tabuleiro ou ensinar as brincadeiras que você gostava na sua infância, registrar por meio de desenhos as atividades diárias, ensinar a rotina de funcionamento da casa, colocar comida e água para o “pet”, estimulam as relações sociais, a internalização de regras, a independência e a autonomia.
Tente fazer as atividades escolares, postadas pela escola, no mesmo horário da aula presencial. Por exemplo, se a criança estuda à tarde, utilize uma parte desse período para realizar as atividades, pois dessa forma, mesmo que seja a distância, manterá sua responsabilidade e vínculo com a instituição.
Registre esses momentos. Grave vídeos, faça lives e compartilhe-os com a família CNSD. Vai ser muito legal! É só marcar o perfil @cnsdbh no Instagram.
Este post tem 2 comentários
Aqui é a Gláucia Andrade, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Estou lendo com minha filha de 07 anos e estamos tentando montar uma rotina, para que ela fique um pouco longe das telinhas.