As turmas do 5º ano estão estudando sobre os alimentos nas aulas de Ciências, Matemática e Geografia. Como? Unindo os conhecimentos sobre nutrição, unidades de medidas de massa e capacidade, com os estudos realizados sobre o processo de industrialização no Brasil.
Após registrarem as refeições que fazem diariamente, comparando as porções ingeridas com aquelas que são recomendadas em uma pirâmide alimentar, as crianças perceberam o que podem manter e o que precisam modificar em seus hábitos, para crescerem fortes e saudáveis.
A análise de informações nutricionais em rótulos de alimentos industrializados também levou a grandes descobertas. Os alunos observaram os diferentes tipos de nutrientes e a quantidade de cada um deles. Identificaram a presença de corantes e outras substâncias químicas usadas pelas indústrias, além de refletirem sobre o excesso de sódio, de gorduras e de açúcares em alimentos ultraprocessados.
Será que os brasileiros sempre se alimentaram da mesma forma? Quais os impactos do fast food? Essas e outras questões foram debatidas em sala e respondidas pelo grupo de forma dinâmica e interativa.
Ensinar por meio de atividades e situações ligadas a contextos reais favorece o aprendizado significativo, porque os alunos são levados a utilizar os conhecimentos para interpretar e transformar a realidade em que vivem.