O envio e o recebimento de informações sigilosas são uma necessidade antiga. Com a Internet, que propicia a troca de informações de maneira precisa e ágil, a criptografia tornou-se importante para que essa troca seja, de fato, confidencial. Essa ciência permite escrever em cifra ou em código, ou seja, consiste em tornar incompreensível uma mensagem originalmente escrita com clareza, de forma a permitir que apenas o destinatário a decifre e a compreenda.
Nesse contexto, os alunos da 1ª série do Ensino Médio, orientados pela professora Renata Santos, participaram de uma atividade investigativa sobre criptografia, a fim de possibilitar um melhor entendimento no estudo de funções. A atividade consistia em desvendar mensagens codificadas com a utilização do código de César, em que cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela por um número fixo de vezes.
Para isso, define-se um protocolo, que deve ser conhecido apenas pelo remetente e pelo destinatário, denominando “chave”. Organizados em grupos, os alunos desvendaram as mensagens propostas pela professora e, logo em seguida, de forma divertida, codificaram mensagens para serem desvendadas pelos colegas.
Os estudante puderam perceber a relação entre domínio e imagem de funções, melhorando assim a compreensão do conteúdo.