No século XXI, espera-se que os estudantes, durante sua formação acadêmica, desenvolvam competências que abarquem três grandes domínios: o cognitivo, o interpessoal e o intrapessoal.
No tocante às competências específicas da área de Matemática, a BNCC estabelece que o ensino desta ciência deve possibilitar ao aluno a compreensão das relações entre os diferentes campos da Matemática, como, por exemplo, a economia/educação financeira. Nesse sentido, os estudos desses campos não devem se restringir apenas a cálculos. Eles precisam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de pensar o consumo, ou seja, uma educação em que se aprenda que os recursos financeiros devem ser utilizados de maneira responsável.
A professora Simone, da unidade Pompeia, durante as aulas de Matemática dos 6º’s e 7º’s anos, desenvolveu, por meio do ensino de rotação por estações, o projeto institucional de Educação Financeira. Os alunos foram organizados em grupos e as estações foram elaboradas de tal maneira que, para realizarem as tarefas, os estudantes utilizassem diferentes ferramentas, como vídeos, textos de livro físico, textos online e jogos. Foram três estações. Na primeira, os estudantes dos 6º’s anos leram, discutiram e realizaram as atividades relacionadas ao conto Como posso pagar? Cartão de crédito. Já os dos 7’s anos estiveram envolvidos com o conto: Financiamento ou empréstimo?
Na segunda estação, por meio de pesquisas na internet, os alunos dos 6º’s anos foram levados a apresentar a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito, e os dos 7º’s anos a apresentarem a diferença entre empréstimo e financiamento. Nessa mesma estação, cada grupo buscou informações sobre como efetuar uma compra na internet, usando o cartão de crédito. Também redigiram um texto em que expuseram o que é cheque especial e uma reflexão crítica em relação à taxa de juros cobrada sobre essa modalidade de empréstimo. Consultando uma fatura real e um protótipo de um cartão de crédito, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a localizar várias informações presentes nesses documentos.
Já na terceira estação, foi realizado o jogo Super Banco Imobiliário, com os alunos dos 6º’s anos, e o jogo Administrando seu dinheiro, com os dos 7º’s anos. Tais jogos possibilitaram a simulação de compra, venda de propriedades e de ações na Bolsa de valores. Sendo que em cada transação, eles tinham que administrar seu dinheiro, cuidando para não precisar fazer um empréstimo, para não ser eliminado da partida.
Ao final, notou-se que os alunos caminharam em direção a um trabalho cooperativo e colaborativo, no qual tiveram que lançar mão de um pensamento crítico sobre altas taxas de juros cobradas pelos bancos, tanto no cartão de crédito, quanto no cheque especial e nos empréstimos. Vale ressaltar que responsabilidade financeira é algo que se conquista de maneira processual e não apenas em uma única atividade, porém atividades e projetos como os que estão sendo desenvolvidos no CNSD são uma base fundamental para que se tenha atuais e futuros consumidores críticos e responsáveis financeiramente.