Promover o engajamento nas atividades propostas em sala de aula é um dos principais desafios da escola na atualidade. Por isso, é preciso usar a criatividade na hora de ajudar os alunos a fixarem o conhecimento e se interessarem ainda mais pelas matérias estudadas em sala de aula. Com esse propósito, nas aulas de Matemática do 1º ano 1 da Unidade Pompeia, a Professora Nathalia usou de um recurso que cada vez mais tem sido presente no dia a dia da escola, a Gamificação.
Essa técnica consiste em aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como educação, negócios, saúde e vida social. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários, promovendo o engajamento na resolução de problemas, desenvolvendo funções psicomotoras, ajudando no envolvimento coletivo e colaborativo, estimulando o trabalho em equipe e tornando mais prazeroso e motivador tanto o aprendizado quanto a execução de tarefas.
Dessa forma, os estudantes foram convidados a criar um jogo. Na primeira etapa, com o apoio de seus familiares, confeccionaram um baralho Matemático de adição. Para a realização do trabalho, foi preciso seguir algumas orientações, como por exemplo: escrever as operações de adição sem a resposta, que estaria em uma folha a parte; e o resultado das operações não poderia ser maior que o número 20. Assim, quando a parte de criação foi finalizada, foi realizada em sala a competição de cartas. Para dar início ao jogo, os alunos foram separados em duplas ou trios e, com as cartas empilhadas, cada aluno deveria retirar a carta do monte do colega e responder a adição, se acertasse, o jogador ficaria com a carta, caso contrário, a carta voltava para o monte.
A proposta pedagógica foi um sucesso e as crianças adoraram participar e aprender de forma lúdica.