Nos dias 7 e 21 de novembro, o CNSD, por meio do Departamento de Linguagens, realizou a Noite de Autógrafos, projeto literário desenvolvido pelas turmas de 6º anos ao longo deste ano e conduzido pelas professoras de produção de texto, Conceição Franco e Sônia Peres, das unidades Floresta e Pompeia, respectivamente.
Trata-se de um belíssimo trabalho voltado ao fomento das atividades de leitura e produção de textos, além da ampliação da capacidade de comunicação e expressão por meio do exercício da escrita. Incentivar a produção criativa de textos de gêneros e tipos diversos, favorecendo a interpretação e a representação do mundo para a tradução de sentimentos e posicionamentos estão entre os objetivos principais. Segundo as professoras, “queremos, ainda, divulgar a criatividade e a capacidade de imaginação de nossos alunos na utilização da palavra como objeto de criação. Esse trabalho foi interrompido por causa da pandemia da Covid-19, mas em 2023 retomamos com este projeto lindo. Dessa forma, os alunos do 6º ano do CNSD produziram, coletivamente, um livro cujo objetivo principal foi o de escrever uma carta para eles mesmos daqui a 10 anos ou um poema, apresentando seus anseios, as suas perspectivas e os seus sonhos.”
“Aqui no CNSD, buscamos constantemente promover o acesso dos nossos discentes à leitura, incentivando também as práticas de escrita visando à formação crítica e, em muitos casos, até a descoberta de novos (as) escritores (as), como é o caso do nosso aluno do 8º ano, Pedro Lopes, autor do livro de crônicas Além das cores, recentemente publicado em Belo Horizonte”, afirma o coordenador da Área de Linguagens, professor Edwim Dâniker.