Todos nós sabemos da importância que tem a parceria entre família e escola. Nesse sentido, faz parte das nossas atribuições conscientizar as nossas crianças e adolescentes sobre a importância de se previnir atitudes que causem desconforto ou constrangimento às pessoas, independente de serem próximas a nós ou desconhecidas.


Como professor de Matemática das turmas de 6º ano, julgo fundamental que haja esse diálogo entre escola e família, pensando no autocuidado dos nossos alunos e também no cuidado com o próximo, principalmente pelo fato de estarem em formação e em constante aprendizado.


Nesse sentido, propus aos alunos das turmas de 6º ano que fizessem uma pesquisa com amigos e familiares sobre o tema, que, inclusive, faz parte de uma proposta de sequência didática para tratar sobre o assunto.

A partir dos dados coletados, fomos ao laboratório de informática da escola para analisar, organizar as informações e gerar os gráficos.

Posteriormente, durante discussão em sala, orientei aos grupos que apresentassem esses gráficos para a turma e pontuassem situações importantes sobre o tema, alcançando uma reflexão capaz de alimentar o cuidado com o próximo.

Segundo especialistas, é imprescindível entendermos bem essa questão de que “A violência do bullying se combate com atenção, amor e afeto. Por isso, é tão importante que os pais e os familiares estejam sempre próximos dos seus filhos, procurando estabelecer uma relação de confiança e amor.”


– Professor Matheus Dibai