A proposta do Período Complementar Integral com a ampliação da jornada escolar favorece práticas diversificadas, contribuindo com o processo global de aprendizagem.
Os primeiros dias das atividades foram dedicados a muitas brincadeiras, dinâmicas de interação e adaptação com o objetivo de propiciar maior acolhimento e construção de vínculos afetivos.
Na turma 1, a monitora Cássia preparou uma proposta literária em que as crianças tiveram a oportunidade de refletir sobre a riqueza do tempo que estão juntas na escola.
O livro “Como passa o tempo?”, da autora Ana Vicente, foi trabalhado por meio da leitura e da exploração das imagens. O objetivo foi realçar o quanto o tempo possibilita momentos e aprendizagens. Além disso, refletimos sobre a rotina de cada família. Em seguida, as crianças construíram um relógio para marcar a variedade de minutos vivenciados no dia a dia.
Além desses momentos, investimos em brincadeiras e períodos de descontração. Como diz Piaget (1978), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Essas não são apenas formas de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Foram dias bastante intensos e alegres de convivência e aprendizagem.