A proposta do Período Complementar Integral com a ampliação da jornada escolar favorece práticas diversificadas, contribuindo com o processo global de aprendizagem.
Os primeiros dias das atividades foram dedicados a muitas brincadeiras, dinâmicas de interação e adaptação, com o objetivo de propiciar maior acolhimento e construção de vínculos afetivos.
Na turma 2, a monitora Nayara preparou uma proposta de apresentação dos alunos em forma de jornal. Os alunos, em duplas, responderam a perguntas pessoais um para o outro e, posteriormente, se apresentaram para toda a turma.
Outra proposta desenvolvida foi sobre “Como lidar com tantas emoções? ” Por meio de conversas, trocas e reflexões, debatemos sobre a importância de respeitar os sentimentos do outro e de saber lidar com o que sentimos.
Além desses momentos, investimos em brincadeiras e períodos de descontração. Como afirma Piaget (1978), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Essas não são apenas formas de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Foram dias já intensos e alegres de convivência e aprendizagem.