A fim de tornar as aulas de Matemática mais prazerosas e dinâmicas, acabando com essa imagem distorcida da disciplina, a professora Denise da Silva de Oliveira propôs trabalhar com os alunos por meio de uma atividade em forma de jogo. A atividade foi apresentada aos alunos do 7° ano do CNSD, em ambas as unidades, Floresta e Pompeia, com o nome de “Jogando com os números inteiros”.

O objetivo do projeto foi contribuir para organização de aulas de Matemática mais dinâmicas, assim como a inovação da prática educacional, proporcionando ao aluno uma aprendizagem significativa e para toda a vida.

Considerando que a atividade foi realizada com os pais ou uma pessoa que tivesse idade superior à do aluno, o jogo ainda proporcionou a interação entre os membros das famílias. Ao realizar a atividade proposta, foi necessário que o aluno explicasse as regras das operações com números inteiros para o outro participante do jogo.

Segundo a neurociência, ao explicar o conteúdo estudado, é possível aumentar o grau de entendimento. Após a conclusão das atividades, o retorno dos alunos e dos pais foi muito positivo. Tanto no nível da interação familiar quanto na aprendizagem.

Os alunos relataram que, participando de jogos, a fixação do conteúdo é mais duradoura. É possível aprender melhor e mais rápido. Informaram também que jogando é possível aprender o conteúdo sem perceber que estavam estudando. Tais depoimentos serviram de incentivo para que a professora apresente novas atividades que incluam jogos nas suas aulas. Desmitificando que é sim possível aprender de forma prazerosa e comprovando que a Matemática não é uma disciplina chata e muito menos difícil de aprender.