O CNSD conquistou o 1º lugar na fase nacional do Torneio Arduino Challenge.
Esse torneio é uma competição de robótica promovida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Neste ano de 2019, a competição contou com a participação de mais de 1000 estudantes nas etapas classificatórias realizadas ao longo do ano em várias escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A 5ª edição do torneio aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, no campus da instituição, em Santa Rita do Sapucaí e trouxe, como temática, o universo dos super-heróis da Marvel. Os 56 competidores, representantes dos 14 colégios classificados para a fase final da competição, tinham como missão proteger as joias do infinito e impedir que os vilões destruíssem o mundo.
Foram sorteados entre as equipes temas como: Educação, Acessibilidade, Empregabilidade, Segurança, Transporte, Poluição Urbana, Meio Ambiente, Saúde, Democratização de Informação e Bem-estar.
A equipe do CNSD ficou com o tema “saúde” e teve como missão criar propostas para solucionar problemas dessa área.
Além de construir um robô utilizando o Arduino, os participantes também passaram por outros níveis de avaliação, como desenvolver um Design Thinking, listando as certezas, as dúvidas e as suposições sobre o tema em questão, realizar entrevistas com os visitantes da Feira Tecnológica do Inatel e apresentar o projeto para uma banca avaliadora, usando as técnicas do pitch, um termo muito conhecido no universo das startups, que é caracterizada por ser uma apresentação rápida de um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros.
Durante todas as fases, os competidores foram avaliados nos seguintes critérios: inovação, clareza na explicação, aplicabilidade, organização e trabalho em equipe.
Estamos imensamente orgulhos dos alunos João Vitor da Cruz, João Victor de Paula, João Guimarães e Marcos Felipe, que, com muita garra e empenho, realizaram com maestria todas as fases do torneio, conquistando o tão desejado 1º lugar.