Lançar o olhar para o passado ao estudar a Matemática, com o intuito de conhecer a sua história, oportuniza que essa seja vista como uma ciência desenvolvida pela humanidade, a qual foi se estabelecendo a partir de várias tentativas na busca de solucionar problemas cotidianos, ou seja, surgiu a partir de uma ou de várias necessidades do ser humano.
 
Nessa perspectiva, registros remotos apontam que os números teriam surgido há mais de 25000 anos para resolver problemas relacionados à contagem, ao pastoreio, à agricultura e até mesmo por necessidades de ordem espiritual (EVES, 2004). Pensar em uma abordagem histórica possibilita que os estudantes notem uma relação intrínseca entre os saberes matemáticos e a cultura de uma civilização.
 
Pensando nisso, durante as aulas de Matemática, os alunos do 6º ano das Unidade Floresta e Pompeia, sob a orientação e condução dos Professores Simone e Matheus Dibai, estiveram envolvidos nas oficinas: Os Números na História das Civilizações e Sistema de numeração Romano. Tal atividade teve como objetivo desenvolver nos estudantes atitudes e valores mais favoráveis frente ao conhecimento matemático, a partir do momento em que essa disciplina se revela como algo da criação humana. Além disso, por meio dessa oficina, procurou-se fazer com que os alunos desenvolvessem uma compreensão do sistema numérico decimal pela comparação com outros sistemas de numeração.
 
Foi possível perceber que os discentes estiveram engajados com a atividade e, de maneira saudável, “disputavam” entre os grupos quem acertaria os desafios. Mais do que isso, a oficina e a maneira com a qual o estudo sobre o sistema de numeração foi desenvolvido contribuíram para desmitificar que a Matemática é uma ciência que pouco se fez presente na vida das pessoas.