A inserção de softwares educacionais na rotina de professores e alunos tem revolucionado a forma de ensinar e aprender. Pesquisa divulgada recentemente pelo Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) revela que, com o uso da tecnologia, 77% dos profissionais da área da educação concordam que passaram a se comunicar com alunos com maior facilidade, 85% adotaram novos métodos de ensino e 94% passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade.

Presente na rotina de muitas crianças e adolescentes, a tecnologia, até então utilizada somente para o entretenimento, agora deixa as aulas mais atrativas, desperta a curiosidade e possibilita, inclusive, maior interação entre professor e aluno. Além disso, ela também coloca o estudante em posição de aprendizado ativo, que ocorre quando ele precisa interagir com os softwares para evoluir com o conteúdo.

Os alunos do 8º ano reforçaram e colocaram em prática vários conceitos da geometria por meio de uma atividade investigativa, utilizando o software Geogebra. Os alunos demonstraram um domínio grande do conteúdo e isso tornou o aprendizado significativo.