Durante as aulas de Ciências, as turmas do 5º ano estudaram sobre os movimentos realizados pela Terra e pela Lua de forma prática.

Ao observarem e manipularem um planetário escolar, puderam refletir sobre o movimento aparente do Sol e das demais estrelas, entender por que de um lado do planeta é dia enquanto do outro é noite, relacionar o eixo de inclinação da Terra e o movimento de translação com as estações do ano, verificar que a forma como vemos a Lua, em cada uma das suas fases, está relacionada com a iluminação solar do ponto de vista aqui da Terra. Todas essas constatações encantaram e aproximaram a Ciência e o Universo da realidade de cada estudante.

Estabelecer o diálogo entre o teórico e o prático traz para os alunos a ideia de que os objetos de estudo, durante as aulas, são resultado da pesquisa, que busca respostas a partir da observação, do teste, da análise dos dados, da comprovação, enfim de uma postura investigativa. Isso provoca no aluno um interesse maior pelo estudo de Ciências.

É mais uma sementinha que plantamos, com a intenção de que no futuro próximo tenhamos cidadãos mais críticos e participativos, mais cientistas, sempre estimulados para novas descobertas!