No dia 12 de abril, os alunos do 5º ano 4, Unidade Floresta, receberam três funcionários da CEMIG para uma palestra sobre Energia. Este tema foi escolhido pela turma para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Interdisciplinar sobre Políticas Públicas.

Foi uma tarde extremamente enriquecedora. Os discentes descobriram como é importante o cuidado com a energia elétrica, conheceram como é o trabalho de um técnico da CEMIG, quais cuidados ele precisa ter no dia a dia, como são seus materiais de trabalho e a função de cada item usado por ele. Além disso, presenciaram os riscos causados pela energia elétrica se usada incorretamente ou por contato com a alta tensão.

Os assuntos tratados levantaram um grande entusiasmo da turma. Descobriram quais são as fontes de energia utilizadas no Brasil e em Minas Gerais e o porquê de serem utilizadas. Entenderam que as bandeiras tarifárias da conta de luz estão diretamente ligadas ao uso dessas fontes e, quando uma está escassa, utilizam outra, onerando assim os custos da população.

Os palestrantes Demetrio Venício Aguiar, Edimar Siqueira e Valerio Regino Costa montaram um pequeno “cenário” no qual era possível ver, na prática, os riscos causados pelo contato indevido com a energia. Alertaram sobre o uso de balões, pipas, linhas chilenas, vergalhões, dentre outros.

Ao fim da palestra, os alunos puderam fazer perguntas sobre o tema, tirar dúvidas e descobrir mais sobre a CEMIG. Os alunos apresentaram dúvidas sobre a cobertura da CEMIG em Minas e em Belo Horizonte; se há algum tipo de política pública voltada para a população mais humilde; quais são as políticas públicas da empresa; quais são as fontes de energia mais utilizadas pela empresa; sobre energia nuclear e muito mais.