Nos dias 10 e 11 de abril, tivemos o lançamento do projeto “Ciranda do livro” e contamos com a participação especial da contadora Alessandra Nogueira que narrou a história do livro “A princesa que não queria aprender a ler” de autoria de Heloisa Prieto da Editora FTD, nossa parceira nesse evento.

A escolha do mês de abril se deu também para comemorarmos o “Dia Internacional do Livro Infantil” (02/04), “Dia Nacional do Livro Infantil” (18/04) e “Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais” (23/04).

O trabalho com livros de literatura de forma permanente enriquece significativamente o aprendizado das crianças. “É sabido que a leitura, além de estimular o hábito de ler, desempenha um papel importante na construção de conhecimentos e no desenvolvimento intelectual, acadêmico e social do ser humano”. (GONÇALVES e SILVA, 2018).

Nesse sentido, buscamos com o projeto “Ciranda do livro” estimular o hábito e o gosto pela leitura; desenvolver a linguagem oral ampliando o vocabulário; desenvolver a capacidade criadora e ampliar o conhecimento de mundo das crianças.

A escola optou por adquirir os livros que serão trabalhados em sala de aula durante o ano letivo no projeto da Ciranda Literária. Cada professora recebeu uma caixa com a quantidade de títulos diferentes referentes ao número de alunos.

O projeto é realizado com rodízio dos livros ao longo do ano, e além das intervenções em sala de aula, periodicamente, os diferentes títulos são enviados para casa juntamente com uma proposta de atividade a ser desenvolvida no caderno da Ciranda de acordo com a dinâmica de cada ano.