O pesquisador do campo da educação, o português Antônio Novóa, diz que é papel do professor do século XXI: “ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento e desenvolver nos alunos a capacidade de estudar, de procurar, de pesquisar, de selecionar e de comunicar”.
Atentos a essas reflexões, o CNSD vem realizando nestes últimos três anos o Projeto de Pesquisa Interdisciplinar, que tem como objetivo propor um formato de avaliação mais abrangente dos estudantes, que vai além da questão do conteúdo conceitual e os aproxima de um objeto de estudo de seu interesse.
Outro objetivo é incentivar a participação dos alunos para uma escrita colaborativa em que cada um interage e contribuí, para o desenvolvimento do grupo.
Nesta 1ª etapa, o projeto teve como ponto de partida o tema da Campanha da Fraternidade de 2018 “Fraternidade e Superação da Violência”. Os alunos realizaram uma pesquisa científica, produziram um trabalho escrito de acordo com as normas da ABNT, e apresentaram para uma banca avaliadora composta por professores e coordenadores.
Percebemos, que com os projetos de pesquisa, os alunos adquirem mais confiança em suas decisões, como também desenvolvem habilidades para trabalhar em equipe, aprendem a se expressar melhor tanto oralmente quanto na escrita, adquirem gosto em resolver problemas a partir da vivência de situações que requerem a tomada de decisões por conta própria, reforçando a autonomia no pensar e atuar.