Senta que lá vem história!

O movimento “Ciranda Literária” iniciou dia (05/04) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. O espaço educativo foi preparado para a contação de história do livro “O monstro que adorava ler”. De forma envolvente, engraçada e tocante, a professora Heloísa leu e interpretou a história, despertando a imaginação, as emoções, o interesse, as expectativas de cada uma das crianças. Os alunos ficaram super envolvidos e irão criar os monstrengos que ilustrarão a magia do livro.

Ouvir histórias desenvolve o pensamento crítico e oferece para as crianças a possibilidade de conhecer um mundo encantador, mas, também, cheio de conflitos e dificuldades que precisam ser enfrentados.

Segundo o professor Josep Maria Puig [em sua obra, de 1998, p.69], “a criança quando ouve histórias, consegue perceber as diferenças que mostram os personagens bons e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana”.