A equipe do CNSD está atenta às demandas tecnológicas atuais e à necessidade de acompanhar e orientar os alunos que, na maioria das vezes, estão conectados em tempo integral. A tecnologia provocou uma mudança considerável no comportamento humano, principalmente, nas formas de se relacionar. As amizades são cultivadas no campo virtual e as pessoas conversam em tempo real com qualquer “amigo” que estiver online. Existe, no entanto, uma preocupação no que diz respeito à exposição pessoal e à exposição do outro nas redes sociais, assim como em relação ao conteúdo acessado, sem filtros, por crianças e jovens.
Nos últimos anos, desenvolvemos alguns projetos em que tivemos a oportunidade de aprofundar com os alunos e as famílias assuntos relevantes, relacionados ao bom uso da internet. “Bullying, Cyberbullying” e “Conexões do Bem” são exemplos de projetos que trataram desse assunto.
Atualmente, nos encontramos diante de um cenário preocupante e desafiador para as famílias, que é uma atração perigosa para crianças e adolescentes, que está circulando pela internet, numa espécie de desafio viral da boneca Momo.
De acordo com informações preliminares que coletamos nos meios de comunicação, em 2018, ela aterrorizou crianças e assustou pais com desafios que exigiam que os menores de idade se machucassem ou ferissem amigos e familiares. Na época a ação ocorria via WhatsApp.
Segundo relatos de pais nas redes sociais, a personagem voltou a aterrorizar crianças na internet, aparecendo aleatoriamente em vídeos de conteúdo infantil.
Vale recordar que, em 2017, um jogo conhecido como “Baleia Azul” começou na Rússia e viralizou no mundo, fazendo diversas vítimas. Ele consistia em incitar os participantes, normalmente em um grupo secreto do Facebook, a completar 50 desafios, que conduziam à morte no final.
Sendo assim, alertamos aos pais e/ou responsáveis a estarem cada vez mais próximos de seus filhos e atentos a essas armadilhas virtuais, que ameaçam as crianças e adolescentes, usando de sua inocência, aterrorizando as famílias e retirando a paz da sociedade.
Acreditamos que uma das grandes maravilhas do ser humano é a sua capacidade de dialogar, trocar ideias e experiências, compartilhar emoções, negociar e discutir. Portanto, conversem com seus filhos sobre a ética e os cuidados essenciais nas redes sociais.
Contem conosco para auxiliar no que for preciso. Temos uma equipe de orientadores educacionais, profissionais capacitados que se dedicam ao trabalho de escuta e orientação aos alunos e suporte às famílias.
Dedicamos o mês de abril para desenvolver um trabalho envolvendo alunos e famílias: “Internet com ética”, em que discutiremos sobre o cyberbullying e outros assuntos relacionados ao mundo virtual, levando em consideração as peculiaridades de cada faixa etária. Dentre as atividades, os alunos do 7º ano à 3ª série do Ensino Médio participarão de uma palestra, no dia 26/04/19, com o advogado especialista Dr. Frank Ned Santa Cruz de Oliveira de Brasília – DF sobre os benefícios e riscos da Internet:
Confira a programação das palestras:
UNIDADE POMPEIA:
7h30 às 9h – 7° ano EF II à 3ª série EM
UNIDADE FLORESTA:
9h30 às 11h – 7° ano (Manhã e Tarde), 8° ano (Manhã) e 9° ano
11h às 12h30 – 8° ano EF II (Tarde), 1ª, 2ª e 3ª série EM
Para os alunos que não participarão da palestra, serão desenvolvidas outras atividades relacionadas ao assunto em sala de aula.
As famílias também estão convidadas para um encontro com esse profissional, no dia 26/04/19 às 18h30, no teatro do CNSD, unidade Floresta.
Vamos combater esse mal, espalhando nas redes sociais o otimismo, a fé, a esperança e a alegria.
Contamos com a sua participação.