A produção de Fake News e, consequentemente, sua disseminação pelo mundo tem raízes históricas. Fato é que o consumo cada vez maior de tecnologia pelos internautas e a facilidade de acesso às redes sociais têm impulsionado a veiculação de desinformação na rede e trazido diversos transtornos à sociedade.
Frente a isso, os/as estudantes do 9° ano das unidades Floresta e Pompeia do Colégio Nossa Senhora das Dores de Belo Horizonte, orientados pelo professor de português, Edwim Dâniker, iniciaram uma importante pesquisa sobre a propagação de notícias falsas pelo mundo desde a sua criação até os principais efeitos e possíveis impactos.
Especialistas em tecnologia da informação afirmam que os riscos oferecidos aos seres humanos em decorrência à exposição desenfreada nas redes podem causar malefícios sérios como a perturbação mental, já que, na maioria dos casos, os cidadãos não buscam fontes seguras de informação quando estão acessando as redes sociais, trabalhando e/ou fazendo algum tipo de pesquisa até mesmo de cunho acadêmico, por exemplo.
No CNSD, orientamos nossos estudantes constantemente sobre a segurança da informação e as boas práticas de consulta e pesquisa quando o assunto é internet. Além disso, incentivamos a busca por informações que tenham credibilidade e estejam amplamente disponíveis à sociedade.
Informação é coisa séria!