No dia 3 de setembro, estudantes do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental das unidades Floresta e Pompeia participaram de uma visita técnica à cidade de Cordisburgo, terra natal do renomado escritor, João Guimarães Rosa.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de experienciar uma imersão no mundo da literatura moderna, da qual o escritor faz parte e muito contribui com a sua produção literária e dialogismo impecáveis.

Segundo a crítica, Guimarães Rosa é considerado um dos maiores gênios da literatura universal, tendo recebido diversos prêmios como o Magma (1936), concedido pela Academia Brasileira de Letras; Sagarana (1946); Grande sertão Veredas (1956), além do Prêmio Machado de Assis.

Como grande precursor do movimento literário no século XX, no Brasil, Guimarães Rosa contribuiu fortemente para o desenvolvimento das ideologias modernistas.

No Museu Casa de Guimarães Rosa, acompanhados do professor de língua portuguesa Edwim Dâniker, os (as) alunos (as) tiveram a oportunidade de apreciar exemplares históricos do autor, além de ouvirem trechos do conto Manuelzão e Miguilim, narrados por jovens admiradores do autor, além de visitarem cômodos da casa onde Rosa viveu parte de sua infância.

Para finalizar a excursão, os (as) alunos (as)visitaram a Gruta Rei do Mato e fizeram uma viagem subterrânea, admirando as belezas naturais dos salões que a natureza, brilhantemente, esculpiu ao longo de milhares de anos.