A tecnologia já faz parte do cotidiano das crianças e o CNSD enxerga no universo digital uma oportunidade de cativar os alunos, aguçar sua criatividade, estimular seu imaginário e tornar o aprendizado algo lúdico e divertido. Acreditamos que toda criança tem o direito de ser estimulada para desenvolver o seu potencial. Por isso, nos esforçamos todos os dias para aprimorar nossas metodologias.

O Projeto “Aventure-se” propõe o uso do Xmile Learning, uma ferramenta do Portal Moderna Compartilha que permite a análise de dados de desempenho das crianças a partir de suas interações em games. Como todos os passos das crianças ficam registrados e são transformados em gráficos e relatórios, os professores têm acesso a um retrato das necessidades de cada uma em tempo real.

Os jogos são estruturados a partir das diretrizes da BNCC em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São trabalhados em diferentes ângulos e formas de aprender, sendo possível, assim, potencializar o aprendizado e trabalhar nas dificuldades de cada criança individualmente.

Objetivos:

• Promover a interação, a ludicidade, o conhecimento do novo e a arte de lidar com desafios;

• Favorecer o protagonismo discente, em que o aluno se torna “agente” na construção do próprio conhecimento;

• Tornar o aprendizado mais atrativo, motivador e enriquecedor;

• Potencializar o engajamento dos alunos com o ano em curso;

• Desenvolver competências socioemocionais, como a competitividade, a socialização, o desejo de ser recompensado por um trabalho bem-feito e a sensação de vitória;

• Impulsionar a criatividade, a autonomia, a promoção do diálogo e o foco na resolução de situações-problema.

A implementação do Projeto acontecerá no dia 7/5, nas primeiras aulas on-line e será desenvolvido ao longo das 2ª e 3ª etapas.

Será liberado um episódio por semana (sexta-feira), como um PLUS. O aluno terá até a outra sexta para jogar, antes da liberação da próxima fase, e assim, sucessivamente.

O caráter do game incentiva a criança a aprender, ela não cumpre os desafios para passar de fase, mas sim para solucionar um problema, ajudar os personagens e combater o inimigo. O aprendizado se dá enquanto a criança se delicia com a história do jogo.

Confira os tutoriais em: https://cnsdbh.com.br/projeto-aventure-se/