Em meio a uma crise mundial provocada pela pandemia de covid-19, todos estamos sofrendo, em algum nível, alterações de nossas rotinas.  São muitas dúvidas e incertezas que circundam nosso dia a dia e que nos levam a questionar nossa capacidade de lutar por dias melhores. Entretanto, o ser humano é dotado de uma habilidade ímpar para lutar por sua sobrevivência. O nome dessa habilidade é RESILIÊNCIA.

Segundo o dicionário, resiliência é a capacidade de recobrar-se facilmente ou adaptar-se à má sorte ou às mudanças.  Em tempos de crises, ser resiliente é mais do que sobreviver, é conseguir passar pela situação, aprender com ela, e sair ainda mais fortalecido.

Então, o que precisamos para nos tornarmos mais resilientes?

Para desenvolver mais habilidades de resiliência, precisamos estar atentos aos nossos pensamentos, emoções e comportamentos, prestando atenção e administrando nossas ações.

Mas o que isso tem a ver com as aulas remotas?

Estamos retomando nossas aulas on-line, já que devido a evolução da pandemia de COVID-19, os órgãos competentes determinam a continuidade do isolamento social e, consequentemente, a permanência do fechamento das escolas. Ainda não sabemos ao certo quanto tempo essa medida irá persistir, portanto precisamos nos manter resiliente, fazendo o nosso melhor.

Mas como manter-se resiliente:

Seja otimista: avalie as situações pelo lado positivo, por piores que pareçam. Ainda que de forma on-line você tem acesso à educação que é fundamental para sua formação.

Controle Emocional: problemas existem. Aprender a lidar com o estresse e a mudança de rotina nos ajuda a controlar a ansiedade. As aulas on-line algumas vezes também nos trazem transtornos. A Tecnologia que nos favorece muito, também pode nos deixar na mão. Ao invés de estressar, pense em alternativas que solucionem os problemas. 

Mantenha a organização: tenha sempre um local e horário fixo para os estudos, longe de distrações e ruídos. Estudar em casa não faz parte do paradigma da maioria dos alunos. Nossa casa é cheia de distrações: cachorro, celular, TV… sem falar que não há um professor orientando o tempo todo sobre o que se deve fazer. Por isso é MUITO IMPORTANTE criar uma rotina sim.

Se não conseguir compreender algum conteúdo ou utilizar adequadamente os recursos, peça ajuda ao seu professor ou coordenador. Eles sempre estarão disponíveis para te auxiliar.

Tenha fé: ela é um dos pressupostos da resiliência, pois é capaz de atenuar o sofrimento, trazer esperança, caminhos alternativos e mobilizar o indivíduo a agir e a superar a dor.

RESILIÊNCIA: PALAVRA QUE VEM DA FÍSICA. SIGNIFICA A CAPACIDADE DE UM MATERIAL DE VOLTAR AO ESTADO NORMAL DEPOIS DE SUBMETIDO A UMA PRESSÃO. A PESSOA RESILIENTE É AQUELA QUE NÃO SE QUEBRA NA TEMPESTADE, MAS SE DEIXA CURVAR PELO VENTO PARA NÃO SER ARRANCADA. “DEPOIS RECUPERA-SE E SEGUE ADIANTE”. “É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA A ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”. GRAPÉIA.

Deixe uma resposta

Atenção! Todos os comentários serão previamente moderados pelo administrador antes de ser publicado oficialmente na página.

Mais em "Blog"