Neste momento em que as aulas estão suspensas por causa da pandemia do covid-19 e para não atrasar os estudos durante o período de distanciamento social, estamos vendo as escolas se reinventando, em um curto espaço de tempo, para se adaptarem e oferecerem aos alunos uma rotina diária de atividades. Com a atual realidade das aulas virtuais, os professores estão buscando novos formatos para a construção coletiva do conhecimento, junto com seus alunos. Os estudantes estão experimentando uma rotina na qual nunca tinham vivido antes. “Transferir” a sala de aula para dentro da sua casa é um desafio para alunos e para os professores também.

Qual a melhor forma para estudar em casa?

Antes de tudo, o aluno precisa conscientizar-se do seu papel na construção do conhecimento. A aprendizagem só acontecerá com dedicação, com responsabilidade e com autonomia. Quando o estudo é planejado, respeitado e o aluno executa as suas atividades e tarefas com interesse, sua aprendizagem é facilitada. E para isso, daremos algumas dicas:

Criar uma rotina

Crie uma rotina próxima a que você costumava ter antes da quarentena. Com isso, ficará mais fácil manter os horários de estudos.  É importante que você intercale atividades de estudos com outras, como por exemplo, uma atividade física. A sua rotina te ajudará a combater a ansiedade e o tédio, sentimentos muito comuns nesse momento.

Faça um cronograma de estudos

Estabeleça um cronograma de estudos. É importante que no seu cronograma os estudos sejam diários. Uma boa opção é dividir o seu tempo para cada disciplina que você teve no dia (1ª aula – Geografia, 2ª aula – Português…). Evite estudar à noite para não ficar agitado e ter um boa noite de sono.

Prepare o ambiente de estudos

Escolher o espaço de estudos faz toda a diferença! Encontre um espaço na sua casa em que a chance de distrações seja pequena. É muito mais fácil ter distrações em casa, com a família em quarentena. Um ambiente iluminado, arejado e silencioso é o ideal. Deixe ao seu alcance somente o material essencial para o estudo como lápis, borracha, canetas, marcadores, blocos de anotações, caderno e livros. Ter o material próximo evita a necessidade de parar a todo momento as atividades para buscar algo.Como o computador/notebook/celular é o seu principal instrumento de estudo, evite entrar em redes sociais, sites, jogos e outros, durante as aulas e o momento de estudos, para que você não perca o foco.

Assista às aulas online do início ao fim

Acompanhar as aulas online do início é fundamental para que não se perca durante as explicações e resoluções dos exercícios. Durante as aulas não fique abrindo outras “salas de reuniões” e brincando com emojis. Além de tirar a sua atenção, atrapalha a todos.

 Use a internet a seu favor

A internet é a principal aliada do estudante que está em casa. O conteúdo online permite procurar diferentes fontes de informação e complementar as atividades e os textos que estão nos livros didáticos. Busque aulas on-line, professores youtubers e sites especializados para auxiliarem na aprendizagem.

 Faça atividades físicas e tenha uma boa alimentação

Separe um tempo do seu dia para fazer atividades físicas. Exercitar-se faz bem para o corpo e a mente, além de combater a ansiedade. Procure momentos que intercalam com as atividades de estudo. Convide seus familiares, para juntos, se exercitarem. Com certeza serão momentos agradáveis e descontraídos. A sua alimentação também deve ser equilibrada e saudável. Fique atento aos horários e ao equilíbrio alimentar. Segundo os especialistas, o consumo excessivo de alimentos causará desequilíbrios no organismo. A ingestão das vitaminas C e D também são importantes para combater o Covid –19, elas fortalecem o sistema imunológico.

O auxílio dos pais e dos responsáveis é muito importante

O acompanhamento familiar é fundamental, pois os adultos têm mais preparo e equilíbrio para lidarem com as adversidades e, a sua participação poderá fazer toda a diferença. O momento pede para que vocês assumam, parcialmente, as funções da escola na construção do conhecimento dos alunos.

Ajude seu filho a manter a rotina, se necessário. Esteja aberto às demandas que acontecerão. Demonstre interesse e seja atencioso durante alguma dúvida. Tenha paciência, resiliência e perseverança durante esse momento, ele será provisório.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Atenção! Todos os comentários serão previamente moderados pelo administrador antes de ser publicado oficialmente na página.

Mais em "Blog"