O CNSD promoveu, na sexta-feira, 08/11, uma ação social com cerca de 100 crianças da creche Terezinha Delamare. Foram entregues brinquedos confeccionados por 87 alunos do Período Complementar Integral do colégio. Além disso, houve a apresentação de uma peça de teatro, uma oficina de confecção de petecas de jornal e cada criança recebeu também uma “mini pulguinha” feita de lã pelos próprios alunos. A ação marcou o encerramento do projeto “Brincando também se aprende a ser solidário”.
 
“Projetos sociais como esse permitem ao aluno exercitar valores como a empatia, o trabalho em equipe e o compartilhamento das aprendizagens. Nossos alunos foram os protagonistas de todo o projeto e ensinaram muito às crianças e aos adultos que participaram desse trabalho”, explica Cláudia Cunha, coordenadora do projeto.
 
Entre os brinquedos produzidos, estavam carrinhos, bonecas de pano, jogos de tabuleiro, tapetes sensoriais, petecas e vários outros. Para confeccioná-los, os alunos utilizaram materiais simples e recicláveis, como papeis, caixas de papelão, tecidos, pedaços de madeira e garrafas pet.
 
Esse trabalho favorece gerações menos consumistas e mais criativas. Além disso, a proposta contempla as ideias da cultura maker, uma extensão da filosofia “faça você mesmo”, compartilhando conhecimentos por meio de atividades de criação que desenvolvam o raciocínio e a criatividade.
 
Incentivar as crianças a serem solidárias é um ensinamento que deve acontecer desde o início da vida.