O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Os vários nomes e estruturas desse sistema fazem com que esse conteúdo seja, muitas vezes, considerado de difícil entendimento pelos alunos.
Ao longo das últimas semanas, os alunos do 8° ano da unidade Floresta realizaram uma sequência de aulas práticas sobre esse sistema. Após retomar conceitos do 7° ano, como a evolução do número de cavidades no coração dos  vertebrados, os alunos tiveram a oportunidade de manusear e visualizar as principais estruturas do coração típico dos mamíferos, como: os átrios, os ventrículos, as valvas e os grandes vasos ligados ao coração.
Em um segundo momento, os alunos retornaram ao laboratório para visualizar as células do tecido sanguíneo, porém eles não apenas visualizaram lâminas previamente preparadas. Com a autorização dos responsáveis, um aluno de cada grupo se disponibilizou para coleta de sangue e assim foram feitos o esfregaço sanguíneo e a confecção de lâminas de microscópio com suas próprias células!
As aulas foram muito produtivas. A técnica do esfregaço sanguíneo permite contar e caracterizar os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas e, assim, diagnosticar doenças como: anemias, leucemia e infecções por diversos tipos de parasitas, dentre outras. Inicialmente o que mais chamou a atenção dos alunos foi o enorme número de glóbulos vermelhos presentes em uma única gota de sangue. Em seguida, os alunos observaram os diferentes tipos de glóbulos brancos (ou leucócitos), que estão entre as células menos abundantes no sangue, porém extremamente importantes. Cada leucócito está associado a determinado mecanismo de defesa do organismo, como fagocitose, reação alérgica, combate a vermes ou produção de anticorpos.
A aula permitiu que os alunos compreendessem não apenas a função das células do sangue, mas também uma parte importante  dos exames de sangue convencionais. O CNSD acredita que quando os alunos participam ativamente do processo pedagógico, a aprendizagem se torna mais divertida e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pelo estudo e pela ciência por toda vida.