Os alunos do 5º ano estão estudando sobre energia. Buscando alcançar as habilidades propostas para essas aulas, as crianças precisam identificar formas de energia, compreender que ela pode passar de uma forma para outra, identificar algumas propriedades físicas dos materiais, dentre outras tarefas. Para observar fenômenos elétricos e magnéticos, as crianças participaram de aulas práticas, realizaram o experimento da régua para entender o que acontece quando ocorre um desequilíbrio de cargas entre corpos. Também puderam testar o que acontece quando um circuito elétrico está aberto ou fechado.

Durante os estudos, surgiram muitas perguntas: O que faz o papel grudar na régua? Por que depois de um tempo o papel não gruda mais na régua? Por que deu certo com um tipo de régua e não deu com outro? Por que tem que esfregar a régua? Esse experimento também funciona com outros objetos? No caso do circuito, também funcionaria com uma lâmpada maior? Essa lâmpada menor acenderia somente com uma pilha? Por que a gente não sente o choque quanto encosta nesse fio condutor?

As perguntas movem o mundo e nossos alunos são estimulados a observar e a perguntar desde pequenos. Ao investigar para buscar respostas, vão pensando sobre tudo o que acontece a sua volta, conhecendo e compreendendo melhor o mundo e construindo novas soluções para os problemas observados.