Os alunos do 5º ano estudaram sobre o funcionamento do corpo humano e puderam identificar órgãos envolvidos em diferentes funções, conhecer o caminho feito pelo ar, pelos alimentos, pelos impulsos nervosos, pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, além de refletirem sobre situações do cotidiano que exercem influência direta no funcionamento desses diferentes sistemas.

Aprender sobre o sistema digestório possibilitou a compreensão da importância da ingestão de alimentos ricos em nutrientes e não somente de ultraprocessados. Conhecer o funcionamento do sistema respiratório colaborou para a reflexão dos impactos negativos que a poluição, o fumo e as mudanças climáticas têm sobre o ser humano. As crianças também perceberam que a água é indispensável para o controle da temperatura corporal, excreção de resíduos pelo sistema urinário e para compor parte do sangue que percorre pelo sistema circulatório. Até o volume do fone de ouvido para escutar aquelas músicas especiais no computador ou celular ganhou espaço nas rodas de conversas sobre o sistema nervoso!

Enfim foram muitas descobertas que geraram estímulos para a adoção de hábitos saudáveis e mudanças de comportamentos no dia a dia dos alunos.