Os vulcões são fissuras ou aberturas na crosta terrestre por onde são expelidos materiais que têm origem do interior da Terra, tais como: lava, gases e os piroclastos. A estrutura geológica é composta pela câmara magmática, cratera vulcânicas, cone, chaminé e algumas possuem saídas laterais. Quando ocorre o vulcanismo, atividade caracterizada pela erupção do material magmático até a superfície terrestre por meio das fendas rochosas, o poder destrutivo é grande, como observado em diversas manifestações, a exemplo da explosão da montanha Krakatoa, na Indonésia, proporcionando muita curiosidade e medo em relação a esses fenômenos.

Durante o primeiro semestre, os alunos da 1ª série do Ensino Médio estudaram a estrutura interna da Terra, as placas tectônicas, as formas de relevo e os vulcões. Para ilustrar o último conteúdo, os estudantes realizaram uma aula prática, na qual confeccionaram um vulcão que conseguia entrar em erupção através da reação de ingredientes descobertos pelos alunos nas aulas de laboratório.

A atividade foi muito dinâmica, divertida e proporcionou muito aprendizado, pois além de apresentar um conteúdo para os discentes de uma forma não convencional, envolveu a interdisciplinaridade de conteúdos e técnicas.