“Por que eu preciso estudar Matemática?”

É uma pergunta muito comum feita por pessoas que não gostam do assunto ou que ainda não se deram conta de sua infinita importância em nosso cotidiano. A Matemática aparece cada vez mais no nosso dia a dia e podemos até mesmo dizer que não vivemos sem ela.

Tente passar no mínimo uma hora do seu dia sem estar relacionado a números. Isso é impossível, pois estamos ligados a eles o tempo todo, desde o momento em que nos levantamos da cama. Acordamos com o despertador marcando um “número”, temos que calcular o tempo que levamos até chegar ao trabalho, escola, etc. e aí estão mais números!

Outro exemplo bem simples é quando vamos a uma loja ou fazemos uma compra e o vendedor dá um desconto ou faz um acréscimo. Se não soubermos como calculá-los, vamos perdendo dinheiro durante a nossa vida sem nos darmos conta.

Faça outro pequeno teste e veja quantas vezes a Matemática aparece no seu dia a dia, seja no trabalho, seja em casa, seja na escola, curso ou faculdade, seja num clube ou shopping, no cinema, no computador, no diálogo com seu grupo de amigos.

Se ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, iremos ver que a Matemática não é apenas uma simples diversão ou uma simples aula chata na escola, mas sim um conteúdo bastante importante que faz parte de nosso cotidiano e que carregaremos pelo resto da vida!

Os conjuntos numéricos fazem parte do nosso dia a dia e podem ser representados por diagramas. Saber associar o número ao seu conjunto é uma tarefa difícil para alguns alunos e, com a oficina, podemos minimizar essa dificuldade. Durante as oficinas nas aulas Matemática proposta pelos professores Matheus Dibai, Priscilla e Yvie, os alunos relacionam os conjuntos numéricos de forma lúdica e divertida.