A utilização do material concreto no ensino da Matemática é algo defendido por vários pesquisadores educacionais. O Geoplano é um desses recursos que possibilita um trabalho manipulativo o qual propicia ao estudante um estudo que favorece a extração das propriedades conceituais matemáticas a partir das ações realizadas, (TIGGEMAN. et al. 2013) . O interessante é que o Geoplano permite que o estudo ocorra de maneira prazerosa, dando ao aluno a sensação de que ele está brincando.
A fim de promover uma atividade que aliasse o lúdico com a construção do conceito sobre o que vem a ser um número quadrado perfeito, os professores Matheus Dibai, Simone e Priscilla desenvolveram, nas unidades Floresta e Pompeia, a oficina: Estudando os números quadrados prefeitos por meio do Geoplano e recortes.
Durante a atividade, os estudantes construíram alguns quadrados e, sob a orientação dos professores, elaboraram o conceito tanto algébrico quanto geométrico para os números quadrados perfeitos. Ao final notou-se que o objetivo da atividade foi alcançado.