Essa capacidade exige o domínio de diferentes habilidades, como, por exemplo, identificar as informações com as ferramentas adequadas, formular perguntas e compartilhar compreensões. Quem busca aprender a aprender também não pode desanimar com os erros e precisa querer, com o coração, conquistar o saber.

Foi pensando em ampliar a compreensão dos alunos sobre esse tema que as professoras fizeram um aulão especial com as turmas do 5º ano.

Para estimular a reflexão sobre o que eles têm feito para aprender mais e melhor na escola, as regentes fizeram uma pequena encenação das principais dificuldades enfrentadas em uma rotina de estudos e apresentaram um vídeo que destacou o empenho, a orientação e a vontade como atributos importantes para alcançar o sucesso não só na escola, mas na vida.

Depois da comparação de diferentes técnicas de estudos, e da identificação de valores como a organização, a participação ativa e a disciplina, as crianças perceberam que é necessário um conjunto de fatores para desenvolver o aprender a aprender. Após um trabalho em grupo, elas elegeram o conjunto de atitudes que melhor favorece o desenvolvimento dessa capacidade.

E você, caro leitor, já possui essa capacidade? Nossas crianças já estão a caminho de mais essa conquista!