Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das Unidades Floresta e Pompeia desenvolveram ao longo da 1ª etapa o Projeto de Pesquisa, nomeado, em 2019, como “Voz Ativa – Participar Para Transformar”. O projeto compromete-se com os quatro pilares da educação para o século XXI: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Junto e Aprender a Ser e mais um pilar adotado pelo CNSD, que é o Aprender a Crer.

Por meio dos métodos científicos, os discentes elaboraram um artigo com os temas propostos, aguçando a curiosidade, a autonomia, a atenção, a responsabilidade, a compreensão, o pensamento autônomo e crítico, entre outros. O tema macro da pesquisa foi “Fraternidade e Políticas Públicas” que foi a proposta da Campanha da Fraternidade de 2019.

Os estudantes foram divididos em grupos e receberam sub-temas como: Cultura e Juventude, Cidadania e Educação, Defesa Nacional, Direitos Humanos, Gênero, Diversidade étnicocultural, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Saúde Pública, Urbanização e Mobilidade, Economia e Gestão Pública. Ao final do processo, os alunos apresentaram o resultado da pesquisa para seus colegas e para uma banca de professores e coordenadores.