Os microrganismos fazem parte da nossa realidade e participam de muitos processos importantes para nós, seres humanos, mesmo que não nos demos conta.
Na unidade Floresta, as turmas do 7° ano estão percebendo, na prática, como as leveduras realizam seu processo de respiração.
Leveduras são fungos, que não utilizam oxigênio, ou seja, fazem fermentação. São mais conhecidas como fermento biológico, mas sua utilização não se restringe à produção de pães e bebidas como a cerveja e o vinho, mas também são importantes para a produção do etanol vendido nos postos de gasolina.
Sob orientação do professor Bruno, os alunos compararam a fermentação de diferentes misturas de frutas e água com ou sem adição de açúcar, através da produção de gás carbônico. Aliás, é o gás carbônico da fermentação o responsável pelo crescimento da massa do pão!
As frutas menos doces, como o limão, possuem menos açúcar e consequentemente houve menor produção de gás carbônico. A adição de açúcar refinado serviu para facilitar a fermentação e comparar a facilidade das leveduras ao fermentar o açúcar das frutas e o açúcar refinado.
Os fungos não são os únicos fermentadores utilizados para produção de bebidas e alimentos, as bactérias também são usadas na produção de laticínios e vinagre. Alguns fermentadores produzem além de gás carbônico: ácido acético (o vinagre), outros produzem lactato, outros produzem etanol… curioso é que a levedura que fermenta a massa do pão é a mesma utilizada na fermentação e produção da cerveja.