Nos ensinamentos de Jesus Cristo, que viveu momentos desafiadores durante a sua jornada aqui na Terra, o ato de fé é imensamente fundamental. E a prática da empatia, solidariedade, amor e compaixão são cruciais nesse período da Semana Santa, em que celebramos os últimos e decisivos momentos da vida de Jesus.

Sendo assim, o Departamento de Pastoral do CNSD preparou nesta semana encontros de espiritualidade e reflexão para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das unidades Floresta e Pompeia. Durante estas celebrações, fez-se a memória da Ressurreição de Jesus e sua atualização para o contexto de nossos dias.

Em torno de gestos simbólicos e elementos rituais, os estudantes puderam vivenciar o significado profundo da Páscoa de Jesus. O tema escolhido para as celebrações pascais deste ano foi “Não tenhais medo! Ele caminha à vossa frente!” (cf. Mt 28, 1-9). Nesse sentido, o Óleo perfumado foi o sinal concreto das celebrações com o Ensino Fundamental II que representa o Espirito Santo, aquele que nos dá força e energia para enfrentarmos as dificuldades do dia a dia. Já o Ensino Médio refletiu sobre o significado da uva, que representa o amor e a unidade dos cristãos em torno de Cristo, a “videira verdadeira” (Jo 15, 1).