As aulas de ciências têm proporcionado bastante conhecimento com as atividades práticas no laboratório. Os alunos das turmas de 4º ano, das professoras Míriam, Fabrina, Edriene e Lucinara, tiveram aulas experimentais e puderam constatar a presença de microrganismos invisíveis, como bactérias e fungos. Viram como eles crescem e se multiplicam nos ambientes e em nosso organismo com muita facilidade.
A primeira fase foi preparar uma gelatina (meio de cultura) que é um ambiente propício ao crescimento e desenvolvimento de microrganismos.
Depois, os alunos pegaram cotonetes e passaram sobre superfícies, objetos e no próprio corpo, passando logo em seguida sobre o meio de cultura.
Após uma semana, os alunos retornaram ao laboratório de ciências para a segunda fase da experiência, que foi a verificação de como esses microrganismos cresceram.
Os alunos perceberam que ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, as bactérias e fungos se instalam e aparecem.
Esse ambiente pode ser de alimentos mal embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo que, sem as medidas básicas de higiene, torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungos.