O hábito pode ser definido como um tipo de comportamento apreendido e realizado frequentemente sem dificuldades. A aquisição de bons hábitos torna a vida mais produtiva e saudável, além de deixar a mente livre para criar e raciocinar de maneira mais ágil.

Com esse objetivo, os serviços de Orientação Educacional e Coordenação de Segmento, com o apoio da Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, desenvolveram o projeto “Bons Hábitos de Estudos fazem toda diferença” que busca a prevenção das dificuldades de aprendizagem por meio da conscientização, por parte dos alunos e de suas famílias, em estabelecer hábitos, rotinas e posturas frente a estudos e processos de aprendizagem.

Além disso, o projeto busca desenvolver no aluno, por meio de estratégias e de vivências, a autonomia pessoal e hábitos, como: organização dos seus pertences, hora de estudar, tomada de atitudes, solução de pequenos problemas, entre outros, que possibilitam o sucesso de sua formação escolar e humana.

Para isso, a equipe desenvolveu estratégias de ação focadas nas especificidades de cada segmento de ensino, entendendo que, dessa forma, os públicos de interesse do projeto seriam atendidos integralmente. Uma das estratégias utilizadas foi a elaboração de uma cartilha para os alunos e suas famílias com orientações que visem a construção, apoio e acompanhamento da rotina escolar, além de promover o aprendizado de habilidades voltadas para a organização e planejamento da vida escolar.

Para acessar nossa cartiha online, acesse: http://floresta.cnsdbh.com.br/cartilha

Por: Patricia do Carmo Miranda, orientadora educacional da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano), unidade Floresta.

Atenção! Todos os comentários serão previamente moderados pelo administrador antes de ser publicado oficialmente na página.

Mais em "Blog"