A Mostra Cultural e o Sarau Literário foram a culminância do projeto “Ciranda da Paz – Viver a Paz para Viver em Paz”. Um evento com exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no Projeto de Pesquisa Interdisciplinar da 1ª etapa, que teve como tema a Campanha da Fraternidade de 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”. As famílias puderam ver de perto a grandeza dos trabalhos realizados pelos discentes e como estes se envolveram com a pesquisa e a temática da superação da violência.

A arte, ao longo dos séculos e no mundo contemporâneo, tem desempenhado inúmeros papéis ou funções, tais como expressão da criatividade do artista e de seu mundo interior; busca de novas linguagens expressivas; proposta de reflexão; crítica ao ser humano e à sociedade; denúncia das injustiças, desigualdades, opressão; e, sobretudo, desafio, provocação, objeto de transformação.

A Paz, para ser vivida, deve ser construída dia a dia e nos pequenos atos, dos quais germinam as grandes transformações. Portanto, não só idealizada, mas realizada.

Temos consciência de que a paz é, sobretudo, ação! E ela só se torna realidade quando caminha junto com o desenvolvimento humano.
A Mostra Cultural e o Sarau Literário 2018, foram um evento para transmitir vivências, compartilhar conhecimentos e, ao mesmo tempo, ajudar a criar condições para que se construa uma visão de futuro em que prevaleçam o diálogo, a tolerância e a responsabilidade.