Existem quatro maneiras de resolver as contas que diariamente aparecem no nosso dia a dia: usando a calculadora, estimando o resultado com base em referências e em experiências anteriores, fazendo a conta ou usando o cálculo mental.
Os alunos do 4° ano 4 desenvolveram procedimentos de cálculo mental dos fatos por meio de um jogo muito bacana, chamado: “Velha daMultiplicação“.
No início do jogo, as crianças fazem contas devagar, podem demorar a encontrar o resultado na tabela e usam os dedos para calcular. À medida que jogam várias vezes, vão ficando mais ágeis no cálculo mental, começam a antecipar os resultados e a usar estratégias rápidas para bloquear o opoente e vencer a partida.
Aprender tabuada brincando através de jogos é mais divertido, significativo e eficaz, pois além dos vários benefícios ligados ao campo afetivo e social, o jogo permite que a criança aprenda de uma forma mais atrativa e desafiadora.
Piaget (1969) dá ênfase, para a importância das trocas de experiência entre as crianças durante os jogos, confrontando o ponto de vista na construção das operações, considerando seu efeito sobre a formação indispensável para a elaboração do pensamento lógico e sobre o desenvolvimento intelectual.