Institucional - O Colégio - Formação Religiosa

Formação Religiosa

 

 

Formação Religiosa e Pastoral

A ação pastoral da Igreja deseja contemplar todas as dimensões da vida eclesial. A pastoral educativa realizada no Colégio Nossa Senhora das Dores é organizada de forma a atender estas dimensões. O ensino religioso funda-se na dimensão evangelizadora. A organização da Catequese, no interior de uma Escola Católica, fundamenta-se na participação que a instituição de educação católica tem na missão evangelizadora da Igreja. A prática da catequese dá mais um passo no processo de evangelização e permite o aprofundamento no conhecimento, na vivência e a experiência do sacramento próprios da fé cristã. Nesse sentido, ao oferecer às famílias e aos alunos que fazem uma opção livre e consciente pelo Deus de Jesus Cristo como expressão de sua vida de fé pessoal e comunitária, o Colégio Nossa Senhora das Dores atende a um pedido das famílias e cumpre fielmente a sua participação na missão de evangelizar as crianças, os adolescentes e jovens que nos são confiados. Dessa forma, atendemos à dimensão catequética da missão evangelizadora da Igreja.

 

O Ensino da Religião na Escola Católica

O ensino da religião na escola católica identifica o seu projeto educativo. De fato, “o caráter próprio e a profunda razão de ser das escolas católicas, aquilo por que os pais católicos as devem preferir é precisamente a qualidade de o ensino religioso ser integrado na educação dos alunos”.

Nas escolas católicas também deve ser respeitada, como noutros lugares, a liberdade religiosa dos alunos não católicos e dos seus pais. Evidentemente, isso não impede o direito-dever da Igreja “de ensinar e testemunhar publicamente, por palavra e por escrito a sua fé”, tendo em conta que “na difusão da fé religiosa e na introdução de novas práticas, deve sempre evitar-se todo o modo de agir que tenha vistos de coação, persuasão desonesta ou simplesmente menos leal”.

O CNSD respeita a liberdade religiosa da família. O Ensino Religioso é trabalhado de forma ecumênica. As famílias católicas podem optar para a preparação da 1ª Eucaristia e da Crisma.

-