Notícias da Pastoral

 

De Abril a Maio, o Departamento de Pastoral manteve-se animado, com muitas iniciativas e atividades de cunho espiritual, formativo e social.

 

No ensejo da Campanha da Fraternidade, o grupo de jovens ‘DoAmor’ organizou uma campanha de arrecadação de roupas para doação juntamente ao Ensino Médio. Os alunos da 2ª série, especialmente, se encarregaram de articular a atividade durante as semanas do mês de março. No último dia 04 de maio, as doações foram entregues ao Centro Zanmi, que oferece apoio a imigrantes e refugiados. AS roupas serão entregues àqueles que chegam ao Brasil sem amparo e sem qualquer suporte material, em busca de melhores condições para a vida.

 

Também motivados pelo desejo de servir o próximo, os alunos do grupo ‘DoAmor’ , no dia 05 de abril, retornaram à Fraternidade Toca de Assis, que ajuda moradores de rua e pessoas em situação de risco. O trabalho dos alunos do CNSD foi de montar as marmitas que seriam distribuídos junto às irmãs da instituição. Também foi feito um momento de oração e espiritualidade na capela da casa, que fica no bairro Santa Teresa.

 

A Páscoa, solenidade litúrgica principal da Igreja Católica, também foi ocasião de renovar o compromisso de solidariedade do CNSD. Além das celebrações, realizadas com todos os alunos do colégio, foi conduzido um momento penitencial com o grupo “DoAmor”. Também foi organizada uma campanha de arrecadação de chocolates para serem doados às crianças em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, uma parte das quase 300 caixas de bombons e ovos de páscoa, foi destinada aos alunos do Educandário São João Batista, de Itapecerica, MG. A instituição cuida de crianças e adolescentes no contra-turno escolar, oferecendo atividades de capacitação, reforço escolar e promoção humana. 

 

Outra parte dos chocolates foram entregues à Fundação ‘Dom Bosco’, que atende aproximadamente 100 crianças portadoras de deficiência física e/ou mental. A entrega na ocorreu no dia 03 de maio e mobilizou os alunos que, além de presentearem os alunos assistidos, disfrutaram de um momento de lazer e partilha de vida.

 

Também no dia 03 de maio, os jovens do grupo “DoAmor” fizeram uma visita de cortesia aos alunos do grupo “Ação de amor” do Colégio Monte Calvário, que fica no Barro Preto. Na ocasião, além de uma partilha da caminhada dos grupos de pastoral, aconteceu também um momento de confraternização e de esporte (futebol, handbolll e outros jogos) aproximando os alunos de ambas instituições e firmando uma parceria de solidariedade entre os grupos.

 

Dessa forma, o grupo ‘DoAmor’ procura fazer a experiência da fraternidade, tornando-a concreta pelos gestos, palavras e ações.


-